sábado, 11 de dezembro de 2010

A Matemática no PISA 2009

O Brasil participa do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) a cada 3 anos desde 2000. Nossos resultados têm evoluído, mas ainda não são satisfatórios (ESTADÃO, 09/12/10). Em Matemática, o desempenho dos alunos é preocupante:

(...)apesar de estar entre a 7ª série do fundamental e o 1º ano do ensino médio, não conseguem completar uma simples conta de multiplicação. Uma das questões desse nível de dificuldade apresentada pela avaliação é um cálculo de taxa de câmbio: para saber o valor, o aluno precisa multiplicar o valor que a personagem possui na sua moeda – 3 mil – pela taxa de câmbio, 4,2. Boa parte dos brasileiros não conseguiu (GAZETA DO SUL, 10/12/2010)



A China foi a primeira colocada e, no Brasil, 20 mil alunos participaram e obtiveram pontuação equivalente ao 54º lugar no ranking de 65 países (veja ranking completo).



2 comentários:

  1. Oi professora !
    Achei muito interessante esta postagem.
    Estive lendo um pouco mais sobre a china, parece que a família chinesa cobram mais de seus filhos, ainda mais que agora lá cada família pode ter apenas um filho enquanto aqui no brasil temos família com 11 filhos como a minha prima. rsrsrs
    Então há uma maior cobrança da família encima do filho pelo que vi na cultura chinesa, parece ser mais um questão cultura da valorização dos estudos pela nação chinesa ao contrário do que vemos no Brasil.
    Uma professora brasileira que ministra aula em Pequim disse se impressionar com a dedicação e valorização dos chineses pela educação.
    Acredito que mesmo com altos investimentos em educação no Brasil, melhores salários para os professores e tudo isso mais, se não houver uma mudança cultural, uma nova visão referente à educaçao, um resgate à esperança que a educação pode mudar o Brasil, um marketing a favor da conscientização da família brasileira com relação à educação, os índices sempe serão ínfimos a outros países.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Elienai.
    O povo brasileiro precisa perceber a ideologia do poder que se esconde nas idéias que fazem com que acreditemos que temos pouco valor.

    ResponderExcluir